“A observação e o registro
se constitui nos principais instrumentos de que o professor dispõe para avaliar
na educação infantil, faz-se mediante o acompanhamento e registro do
desenvolvimento sem o objetivo de promoção”.
RCN
PAUTA
DE HTPC
Escola: PAC DONA
BENTA / SAL DA TERRA
Tema: A
Avaliação na Educação Infantil
Duração: 2 horas
Formadora: VANIA
C M CALIXTO / ALINE SOBRAL COSTA
Público Alvo: Professoras
Data
Prevista: 14 de Março 2012
Objetivos:
·
Ampliar o conhecimento sobre a avaliação na
Educação Infantil;
·
Reconhecer os instrumentos avaliativos na
Educação infantil;
- Reconhecer a importância da avaliação dentro da Educação infantil.
1º Momento
Acontecerá um sorteio para formar 4 grupos com 4
integrantes cada, em seguida a coordenação entregará para cada grupo uma folha
de sulfite onde estará escrito a palavra AVALIAÇÃO, onde irão conversar entre
si, após apresentar ao grupo a conclusão final. A coordenação irá somente acrescentando
o que for necessário.
2º Momento
Dando
continuação aos grupos, desta vez a coordenação perguntará quais instrumentos
podemos utilizar na avaliação da Educação Infantil. Como fazê-los. Deixar-las
falar, após a coordenação irá acrescentar em cima do que elas relatarem, e irá
ler um trecho retirado do Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil:
A observação e o registro se constituem nos principais instrumentos de
que o professor dispõe para avaliar a sua prática. Por meio deles o professor
pode registrar contextualmente, os processos de aprendizagem das crianças; a
qualidade das relações estabelecidas com outras crianças, funcionários e
professores acompanhar os processos de desenvolvimento obtendo informações
sobre as experiências das crianças na instituição.”
A avaliação na educação infantil faz-se - á mediante o acompanhamento e
registro do desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao
ensino fundamental
3º Momento
Roda de
conversa
O que é
avaliação formativa?Como podemos fazê-la? O grupo irá apresentar a conclusão,
em seguida a coordenação dará orientação.
Fechamento:
Ainda
em roda de conversa a coordenação perguntará:
- No que esse nosso estudo contribuiu
com os saberes do corpo docente em relação a tema avaliação na educação
infantil?
- Coordenação
junto ao grupo de professores e ADI’s irá definir como será realizado a
avaliação das crianças do Pac Dona Benta.
Devolutiva da atividade, que os
professores pesquisaram sobre portifólio individual, e formas de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário