quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HTPC AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


“A observação e o registro se constitui nos principais instrumentos de que o professor dispõe para avaliar na educação infantil, faz-se mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento sem o objetivo de promoção”.
RCN          
                          
PAUTA DE HTPC

Escola: PAC DONA BENTA / SAL DA TERRA
Tema: A Avaliação na Educação Infantil
Duração: 2 horas       
Formadora: VANIA C M CALIXTO / ALINE SOBRAL COSTA
Público Alvo: Professoras
Data Prevista: 14 de Março 2012
Objetivos:
·        Ampliar o conhecimento sobre a avaliação na Educação Infantil;
·        Reconhecer os instrumentos avaliativos na Educação infantil;

  • Reconhecer a importância da avaliação dentro da Educação infantil.

1º Momento

Acontecerá um sorteio para formar 4 grupos com 4 integrantes cada, em seguida a coordenação entregará para cada grupo uma folha de sulfite onde estará escrito a palavra AVALIAÇÃO, onde irão conversar entre si, após apresentar ao grupo a conclusão final. A coordenação irá somente acrescentando o que for necessário.

2º Momento

Dando continuação aos grupos, desta vez a coordenação perguntará quais instrumentos podemos utilizar na avaliação da Educação Infantil. Como fazê-los. Deixar-las falar, após a coordenação irá acrescentar em cima do que elas relatarem, e irá ler um trecho retirado do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
A observação e o registro se constituem nos principais instrumentos de que o professor dispõe para avaliar a sua prática. Por meio deles o professor pode registrar contextualmente, os processos de aprendizagem das crianças; a qualidade das relações estabelecidas com outras crianças, funcionários e professores acompanhar os processos de desenvolvimento obtendo informações sobre as experiências das crianças na instituição.”
A avaliação na educação infantil faz-se - á mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental



3º Momento
Roda de conversa
O que é avaliação formativa?Como podemos fazê-la? O grupo irá apresentar a conclusão, em seguida a coordenação dará orientação. 

Fechamento:
Ainda em roda de conversa a coordenação perguntará:

- No que esse nosso estudo contribuiu com os saberes do corpo docente em relação a tema avaliação na educação infantil?
- Coordenação junto ao grupo de professores e ADI’s irá definir como será realizado a avaliação das crianças do Pac Dona Benta.

Devolutiva da atividade, que os professores pesquisaram sobre portifólio individual, e formas de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário