Projeto do Coordenador Pedagógico
ALINE SOBRAL COSTA
Justificativa
“O ato de
planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação;
processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios
materiais e recursos humanos disponíveis visando à concretização de objetivos
em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações.” (PADILHA. 2001 p.30)
Partindo
desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que define ações
concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao
longo do ano letivo foi elaborado este plano de ação.
O eixo norteador das ações aqui
propostas está associado ao trabalho de pessoas analisando situações, decidindo
sobre encaminhamentos e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o
desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente
desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de
ensino-aprendizagem, contribuindo para que as atividades aqui propostas sejam
colocadas em prática.
Diante dessa realidade e do imenso universo escolar,
temos a figura do Coordenador Pedagógico que é o profissional que atua na
gestão da escola, onde tem como uma de suas funções, proporcionarem um ambiente
democrático e participativo. O coordenador pedagógico é o elemento responsável
pela prestação de assessoria didático-pedagógica aos educadores e educando.
Concepção de ensino aprendizagem
Segundo definição de CUNHA e FERLA (2002), “aprendizagem é uma
modificação relativamente duradoura do comportamento através de treino,
experiência e observação”.
Em nossa unidade escolar acreditamos, para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança
de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário
que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida, pois as
pessoas aprendem de maneiras diversas, conforme diferentes elementos. Percebemos
ao longo da história, concepções bastante divergentes sobre a finalidade social
do atendimento a criança pequena. É notório que muitas entidades nasceram com o
objetivo de atender exclusivamente às crianças de baixa renda. Essas entidades
serviram como estratégia para combater a pobreza e resolver problemas ligados à
sobrevivência das crianças.
De acordo com novos parâmetros
educacionais, faz-se necessário que se promova a integração entre os aspectos
físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando
que esta é um ser completo e indivisível. Nossas ações educativas são
planejadas nesse sentido e, por esta razão, integramos as diversas áreas nos
projetos desenvolvidos na educação infantil. Todas as áreas do conhecimento,
indicadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para educação infantil, são
contempladas em nosso projeto pedagógico e nos planejamentos anual e bimestral
de cada turma.
Consideramos de vital
importância o cuidar e o educar, assim como o afeto na relação pedagógica e a
atenção no educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento, que é base
para a construção de nossas propostas em educação infantil.
A Criança
A concepção de criança é uma noção
historicamente construída e conseqüentemente vem mudando ao longo dos tempos,
não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma
sociedade e época. As crianças por nós atendidas enfrentam um cotidiano
bastante adverso que as conduz desde cedo a precárias condições de vida e ao
trabalho infantil e exploração por parte de adultos. E na mesma região outras
crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da
sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa
dualidade revela a contradição e o conflito de uma sociedade que não resolveu
ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano.
Acreditamos que as crianças possuem uma
natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de
um jeito muito próprio. Nas interações que se estabelecem desde cedo com as
pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda. As crianças revelam
seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias
que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que
estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do
conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem
a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que
buscam desvendar.
Nessa
perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que
estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. Partindo do
pressuposto que o conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim,
fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação, julgam
importante compreender e conhecer jeito particular das crianças serem e estarem
no mundo, como condição básica para realização de um verdadeiro trabalho de
construção de conhecimentos. Esse é o grande desafio da educação infantil
proposto por nossa entidade.
Objetivos:
Acompanhar
o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais
no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.
·
Desenvolver ações coletivas no sentido de
superação dos problemas.
- Programar ações que deêm viabilidade para a formação continuada dos
educadores
- Intervenções caso se faça necessário dentro das ações dos
professores, para que o aluno
alcance as expectativas desejadas dentro do bimestre.
- Preparação de pautas e material didático de formação durante o HTPC
- Participar de formações continua para coordenação.
- Participar
de Orientações técnicas junto a Secretaria de Educação
·
Desenvolver funções formadora, articuladora e transformadora
do papel dos educadores no ambiente escolar.
·
Desenvolver parceria escola x família, para estreitar
esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que
cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispensavel e
intransponível.
- Dar atendimento diário a pais, funcionários, professores, além da
responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico. Favorecer
a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive
a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar. Sabendo ouvir ouvir,
olhar e falar, atendendo assim a todos que busquem atenção.
- Oferecer subsidios para uma melhor atuação do profissional da educação.
·
Desenvolver uma
pedagogia voltada à criança, capaz de educar sem descriminação.
·
Intervenção nas avaliações do desempenho do aluno. Os
aspectos qualitativos prevalecerão sobre os quantitativos.
Metas Previstas:
·
Dar atenção
individual e coletiva a todos envolvidos no processo ensino - Aprendizagem;
·
Coordenar e
subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade escolar;
·
Proporcionar um
trabalho em conjunto por área do conhecimento, por estágio atendido, para
analisar, discutir, e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo ensino -
aprendizagem.
·
Orientação
sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.
·
Acompanhamento e avaliação nas etapas dos projetos
·
Auxiliar e
incentivar no uso dos materiais pedagógicos e colocar todo acervo a disposição
para o trabalho pedagógico dos professores;
·
Auxiliar e
orientar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos
(intervenções quando necessário)
·
Desenvolver o
respeito do aluno pelo Ambiente Escolar.
·
Reunião
de pais por bimestre com enfoque na melhoria do rendimento escolar.
·
Preparação
do conselho de classe, conforme calendário, para analisar e avaliar junto com
os professores as causas e conseqüências que levam o aluno a não adquirirem as
habilidades propostas no período.
Ações a desencadear:
·
Organização e
planejamento pedagógico com o diretor da escola e educadores bimestralmente.
·
Atender as
necessidades da escola e obrigações que a função compete, entre crianças, pais,
educadores e superiores.
·
Acompanhamento
de registros dos processos dos alunos e suas dificuldades.
·
Orientar os
educadores quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades.
·
Intervenção nas
avaliações do desempenho do aluno, os aspectos qualitativos prevalecerão sobre
os quantitativos.
·
Construção do
calendário escolar e elaboração das reuniões bimestrais e conselhos de classes,
para conhecimento, análise e reflexão sobre os procedimentos de ensino adotados
e os resultados de aprendizagem alcançados.
Avaliação:
A avaliação da coordenadora pedagógica será realizada
sob a supervisão e acompanhamento efetivo da direção, e supervisora do setor em
suas visitas a unidade escolar, que encaminhará no final do ano para a
Secretária da Educação.
Bibliografia:
L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases) – Lei 9394/96 de 20/12/1996;
Constituição Federal, artigo 208, inciso IV;
LEI FEDERAL 8069 de 13/07/1990 –
Estatuto da Criança e do Adolescente;
Lei Municipal Complementar 032/97
– Horário de Trabalho Coletivo;
(PADILHA. 2001 p.30)
BOM PROJETO.
ResponderExcluirBOM PROJETO.
ResponderExcluir